Realidade Aumentada na Arquitetura
- João Paulo
- 25 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Possibilidades, no plural. Essa é a palavra que pode resumir o que é, de fato, a tecnologia em ascensão da "realidade aumentada" dentro da arquitetura.
Devido aos vários meios de informação que temos disponíveis hoje, muitos já sabem o que é realidade aumentada. Centenas de produtos já oferecem essa possibilidade aos seus clientes, a maioria voltado ao publico infantil.
Pra quem não sabe, trata-se de uma tecnologia que nos permite visualizar um modelo em 3d (animado ou estático) gerado por uma fonte codificada, que pode ser, literalmente, qualquer coisa. Desde um código QR até uma imagem real. No momento em que a câmera do Smartphone focar no objeto em questão, o mesmo se materializará na forma de uma imagem, animação ou, no nosso caso, um projeto.

Código QR
A aplicação desta tecnologia na arquitetura é bastante vasta, sendo a mais obvia, a criação de maquetes para demonstração do projeto aos clientes, uma abordagem nova e que, com certeza, pode ser o diferencial do profissional.
Confirmando a expressão de que a máxima da "primeira impressão é a que fica" é verdadeira, a primeira reação do seu cliente, ao ver seu projeto concebido em realidade aumentada, certamente é a de aprovação.

Realidade Aumentada em nível de maquete
A criação de plantas em 3d na realidade aumentada, também proporciona uma visualização quase perfeita no quesito espacial. O cliente pode entender melhor os espaços que terá disponíveis no seu empreendimento ou residência.

Projeto apresentado em planta 3d na plataforma de Realidade Aumentada
(crédito da imagem: A Arquiteta)
Uma outra utilização da tecnologia dentro da arquitetura é na criação de móveis planejados e mobiliário para interiores. A demonstração do objeto em realidade aumentada da outra visibilidade, principalmente para o cliente, que muitas vezes pode não ter a visibilidade necessária para entender um projeto apenas em plantas. Além disso, a possibilidade de você precisar somente de um Smartphone e um código QR deixa tudo mais dinâmico e prático, uma vez que a dependência do computador é brutalmente diminuída.

Mobiliário em Realidade Aumentada
(crédito da imagem: A Arquiteta)
Além disso, muitas das possibilidades ainda dependem do profissional que está empenhado naquilo, já que trata-se de uma coisa nova no mercado.
Fora da arquitetura, a aplicação nas engenharias, medicina, design, literatura e varias outras profissões são gigantescas. Basta pensarmos rapidamente em uma aula de anatomia sem a necessidade de um modelo fisico, ou um livro em que, conforme a história vai acontecendo, nas paginas do mesmo, além de letras, podemos inserir varias ilustrações ou modelos 3d dos personagens. As possibilidades são muitas, como disse, no plural.
Ficou curioso e quer ver como funciona a Realidade Aumentada? acesse www.jobcursos.com/ra e confira no seu Smartphone.




















Comentários