top of page

Impressão 3D. O que você precisa saber.

Na linha de produtos e serviços que mudam o paradigma de como conhecemos e como as coisas funcionam, assim como a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada, a impressão 3D tem sua parcela nessa incrível mudança que estamos vivenciando cada vez mais.

Você pode se perguntar o porque dessa nova tecnologia, (que na verdade nem é tão nova assim, já que vem lá dos anos 80) causar tanto impacto no nosso modo de vida, e a resposta passa simplesmente por uma coisa: Modo de produção. Até então, aquele que tinha interesse em um certo produto, ou seja, o consumidor, só encontrava uma maneira de ter o que queria, comprando de outra pessoa que produzia aquele bem, porém, pela primeira vez na nossa história o consumidor tem condições de produzir, até mesmo em pequenas quantidades, aquele objeto que te interessa, seja ele um brinquedo, seja ele uma joia ou mesmo um protótipo e essa possibilidade foi aberta a pouco tempo pelas impressoras 3D, que aos poucos vão se tornando cada vez mais comuns e consequentemente mais baratas.

Nos dias de hoje e com a tecnologia que temos disponíveis, podemos imprimir basicamente qualquer objeto, seja ele uma peça fixa ou algo que pode ser movimentado, como peças de carros ou protótipos corporais. A qualidade da impressão, o tempo e os custos envolvidos para produção de cada peça vão variar de cada tipo de impressora e nosso mercado hoje já possui alguns tipos diferentes:

a) Fabricação de Filamentos Fundidos (FFF)

Trata-se do modelo de impressão mais comum em impressoras de pequeno porte e profissionais. Também conhecido como Modelagem por Deposição de Material Fundido (FDM) este método aquece e efetua a extrusão do material plástico e como exemplo desse tipo temos a MakerBot Replicator e a UltiMaker 2

Impressora 3D MakerBot Replicator

Impressora 3D MakerBot Replicator

b) Impressão através da Estereolitografia (SLA)

Outro método de impressão é através da Estereolitografia (SLA), na qual utiliza-se como método de impressão 3D, luz UV para curar ou enrijecer a resinas, camada por camada. Na prática trata-se da utilização da luz para solidificar uma resina sensível a luz. Nas impressoras desse tipo existe um recipiente, geralmente de acrílico, onde depositamos a resina que vai ser utilizada no processo. Como a resina é fotopolimérica, a medida que a luz entra em contato com a mesma, acontece a mudança de estado líquido para o sólido, dando forma ao modelo. Como exemplo de impressoras desse tipo temos a AutoDesk Ember ou a FormLabs Form 1.

Impressora 3D AutoDesk Ember

c) Sinterização Seletiva à Laser (SLS)

A sintetização seletiva à laser é uma tecnologia de impressão 3D bastante usada, principalmente na febricação industrial. Trata-se da solidificação de objetos através do contato do laser de dióxido de carbono com um produto em pó, camada por camada, até formar todo o objeto. Sendo muito utilizada também para produção de peças em pequena escala, uma vez que seu tempo de produção é menor, pode-se processar diversos tipos de materiais diferentes como polímeros, cerâmicas e areia de fundição. Este tipo de impressão, juntamente com um processo denominado "Fundição de Cera Perdida", pode-se fazer peças sem necessidade de criação do molde de metal.

Como exemplo de máquinas, temos no mercado a EOS e a 3D System.

Impressora 3D EOS

Além destas mostradas aqui o mercado oferece hoje uma enorme gama de marcas e tipos de impressoras.

E para imprimir?

Para fazer a impressão de qualquer objeto em uma impressora, assim como em uma impressora de papel, é necessário informar a mesma o que será impresso. No caso destes aparelhos, temos de ter o projeto 3D daquilo que será impresso e esse projeto, ou modelo, pode ser feito em diversos tipos diferentes de softwares, tais quais o SketchUp, o Maia, o TinkerCad, o 3D Studio Max e o Solid Works, além de varios outros, possibilitam esta função ao usuário.

Caso você seja uma usuário que não tem domínio destes softwares de modelagem, na internet a diversos sites que disponibilizam projetos prontos para serem impressos, muitos gratuitos inclusive.

Na arquitetura

Já existem diversa empresas interessadas nesse mercado novo possibilitado pela impressão 3D, e esse mesmo varia desde o profissional recém formado que pode oferecer ao seu cliente uma maquete da sua edificação a ser construída até o grande empresário que já pensa na impressão 3D como sendo um novo modelo de construção civil.

A próxima questão colocada em pauta, muito provavelmente, será a viabilidade ambiental de tal tecnologia, uma vez que a mesma consome uma quantidade muito grande de energia elétrica no processo de solidificação do material, diante disso, vários arquitetos, dentre eles o arquiteto e professor da Berkeley, Ron Rael, pregam que o maior esforço para o próximo passo bem sucedido para uso viável desta tecnologia, deve ser feito no campo de pesquisa de novos materiais, isso devido ao fato que o processo de derretimento e solidificação do plástico, material mais comumente utilizado, requer grandes quantidade de energia.


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda-Sexta 

10h-12h / 13h-17h

ENDEREÇO

Rua Correia Machado, 1025, 5° andar, sala 505

Centro (Edifício Premier Center)

Montes Claros, MG

PARCERIA
  • Facebook Basic Black
  • Black LinkedIn Icon

JOB Cursos e Treinamenos, CNPJ: 12.122.246/0001-15

Contatos: (38) 98412-5852 (whatsapp) / 38 3221-0813/ e-mail: contao@jobcursos.net.br

Entrega de produtos digitais: até 48h após aprovação do pagamento.

Para ver nossas politicas de devolução e cancelamento, click aqui: https://www.jobcursos.com/politica-de-devolucao

bottom of page